Reunião com os conselheiros tutelares na escola Iris Valls dia 19/06/10
segunda-feira, 21 de junho de 2010
Leitura: uma habilidade importante e necessária.
O sujeito, um leitor fluente e competente
A aprendizagem da leitura é fundamental para a integração da pessoa no seu contexto sócio-econômico e cultural. O ato de ler abre novas perspectivas ao indivíduo permitindo-lhe posicionar-se criticamente diante da realidade. Ela deve ser vista como algo interessante e desafiador, desenvolvendo o senso crítico, aguçando o pensamento e as opiniões, formando leitores competentes para melhor atuarem na vida.
A leitura nem sempre é de procedimento fácil. Ela faz inúmeras solicitações simultâneas ao cérebro e é necessário desenvolver, consolidar e automatizar habilidades muito sofisticadas para pertencer ao mundo dos que lêem com naturalidade e rapidez. Desde a decodificação de signos, interpretações, informações, elaboração de hipóteses, compreensão, avaliação do processo realizado até a reorientação dos próprios procedimentos mentais para a compreensão efetiva e responsável há um caminho a percorrer.
O estímulo à leitura pode começar pelos livros que contém textos curtos, cujas histórias já são conhecidas do indivíduo, um suporte para que ele consiga descobrir novas correspondências, som, grafia, enfim caminhos. Ao dominarem os mecanismos da leitura, as próprias crianças buscam novos livros e assim o aprendizado torna-se um grande sucesso.
A leitura significativa, que proporciona competências importantes para a vida dos futuros leitores, depende de uma aprendizagem constante.
O leitor competente e consequentemente fluente é uma pessoa capaz de compreender o que lê, interpretar, estabelecer relações e assim posicionar-se perante o que lê. Isto depende de uma prática constante com textos, livros, manuseio de informações e troca de experiência. Este aparato favorece sua formação leitora de forma dinâmica e significativa.
O Programa Acelera Brasil visa uma prática contínua e compromissada com uma educação transformadora que deve nortear novos rumos, formando indivíduos atuantes e leitores competentes, contribuindo assim para uma sociedade mais justa e solidária.
Profª Rita de Cássia - E.E.E.F. Adir Mascia
domingo, 20 de junho de 2010
quinta-feira, 17 de junho de 2010
terça-feira, 15 de junho de 2010
domingo, 13 de junho de 2010
sexta-feira, 4 de junho de 2010
Vamos refletir sobre a leitura?
Para refletir:
O Programa Acelera Brasil desenvolve a habilidade de ler, pois sabemos que a pessoa que adquirir o hábito de leitura poderá ser um grande agente de transformação, pois lendo tem-se melhor condição de integrar-se no mundo, podendo opinar de forma contextualizada, questionar as normas vigentes e ser consciente do seu verdadeiro papel, contribuindo assim para que a democracia aconteça.
Para uma reflexão sobre a leitura no contexto escolar temos:
O papel da escola na formação do leitor
Se tomar por base que a educação deve ocupar-se mais com o desenvolvimento do pensar do que limitar-se à simples memorização de conteúdos previamente estabelecidos, percebe-se que a escola deve ter como funções propiciar ao aluno atividades que desenvolvam sua capacidade de raciocínio, argumentação, sua sensibilidade e o seu crescimento global.
A escola, instituição escolar, diferencia-se da família e das demais instituições sociais por realizar um trabalho educacional sistemático, isto é, planejado e organizado sobre bases científicas. Os fins da educação, visam ao desenvolvimento integral do indivíduo para que ele se torne um ser atuante no grupo social em que vive. Sua participação, entretanto, está condicionada ao conhecimento que tem da realidade desse grupo. É importante que a criança entre em contato com os bens culturais do seu povo. A aprendizagem da leitura é fundamental para a integração do indivíduo no seu contexto sócio-econômico e cultural. O ato de ler abre novas perspectivas à criança, permitindo-lhe posicionar-se criticamente diante da realidade.
Percebe-se que o ensino da leitura está vinculado mais significativamente à escola, como afirmam os pesquisadores Ronald Barkes e Robert Escarpit: “ [...] os jovens lêem mais e quanto menos tempo permanecem na escola mais cedo deixam de ler”.
Desta forma, cabe à escola estimular o que o aluno traz consigo, aprofundando novos conhecimentos e práticas, para que o interesse possa ser desenvolvido por toda a vida.
Desta forma, cabe à escola estimular o que o aluno traz consigo, aprofundando novos conhecimentos e práticas, para que o interesse possa ser desenvolvido por toda a vida.
A atividade do educador deve orientar-se no sentido de promover a leitura prazerosa, para que o aluno sinta o gosto e a necessidade de ler, desenvolvendo o pensamento e a reflexão. Ele tem como tarefa ligar informação e recreação, pois assim o interesse do aluno será desenvolvido.
O aluno, antes de entrar em contato com o mundo da escola, já teve oportunidade de manusear vários textos presentes em seu ambiente. Sendo assim, nada mais natural que a escola dê continuidade ao que a criança aprendeu e não fique atrelada apenas ao ensino de narrações, descrições, redações, cartas, bilhetes, enfim, ao ensino convencional.
A escola tem papel importante na formação do aluno, pois é nela que a criança irá aprimorar o que foi estimulado na família.
O aluno deve ter no livro um segundo professor, aquele que precisa ser para ele fonte de prazer, levando-o a criar e a progredir sempre. Cabe ao professor o papel fundamental da mediação do conhecimento, pois ele é quem orienta e conduz o educando para um melhor aproveitamento.
A escola deve ser um espaço de investigação, que propicie o prazer de ler, pois o educando que vivenciar o gosto pela leitura irá tornar-se um leitor atuante e construtor do seu próprio sucesso.
Professora: Rita de Cássia Bairros Silveira Quintana
E.E.E.F. Adir Mascia- Uruguaiana\RS
E.E.E.F. Adir Mascia- Uruguaiana\RS
Programa Acelera Brasil – 2.010
quarta-feira, 2 de junho de 2010
terça-feira, 1 de junho de 2010
Assinar:
Comentários (Atom)
.jpg)
.jpg)
.jpg)



.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)









.jpg)
.jpg)
.jpg)